Somos um grupo de Pós-graduação em Filosofia e Psicanálise do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado no Pólo Vila Velha. Daiana - psicóloga; Douglas - fisioterapeuta; Doriany - assistente social; Melissa - assistente social; Diemerson - filósofo e psicólogo; Sepe - diretor escolar; Alessandro - professor de sociologia; Sara - socióloga e professora e nossa tutora, Izabel - psicóloga e professora.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Considerações sobre o texto da Atividade 2
O Sepe que é diretor de escola entende que: no texto menciona-se uma crítica ao construtivismo, focalizando o aprender a aprender e a sociedade do conhecimento, em contrapartida a sociedade consumista. Ele finaliza o texto com cinco ilusões não contempla a realidade da educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vocês captaram muito bem o pensamento de Newton Duarte no texto. Ele realmente faz uma crítica ao construtivismo. E vocês? Concordam com ele?
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Abs,
Daísa
O grupo, após discussão, chegou ao denominador comum: não se trata de criticar o método e excluí-lo por completo, assim como adotar exclusivamente outro, mas em utilizar os métodos mais adequados de acordo com a demanda. Considerar o construtivismo como um modismo, onde o aprender a aprender se dá de forma espontânea é um erro, como aponta o autor "trata-se do fato de que as pedagogias do 'aprender a aprender' estabelecem uma hierarquia valorativa.(...) entendo ser possível postular uma educação que fomente a autonomia intelectual e moral através justamente da transmissão das formas mais elevadas e desenvolvidas do conhecimento socialmente existente". Aprender a aprender não é mais nem menos importante do que aprender através da transmissão de conhecimentos do outro. São valores não concorrentes, não hierárquicos. (Alessandro, Katia, Sepe, Melissa - tutora Izabel)
ResponderExcluir